Eu sempre fui fascinado pelo computador, desde pequeno na minha casa já tinha um computador e comparado com o que é hoje era uma parafernália. Eu mal sabia escrever, mas sabia acessar os jogos via DOS. Ainda lembro do meu computador por volta de 98/99, não lembro do processador, mas o processamento era algo como 666mhz e apenas 64mb de memória Ramm com 2gb de HD, realmente era algo arcaico, e mal funcionava o WIN XP. Então o quadro onde vivi, sempre foi muito tecnológico, e sempre fui inserido nesse meio, paralelo ao meu gosto por computador, era o meu gosto por games, como os dois itens estão no mesmo meio foi unir o útil ao agradável. Então por volta dos 14 anos de idade, decidi começar a estudar programação, era algo que eu já sabia que existia mas não fazia idéia de como tudo se comportava. Conhecia umas pessoas envolvidas com o meio técnico na computação, e emprestei uma bíblia de Delphi e então comecei a praticar.
Tudo era muito difícil, era um mundo desconhecido e complicado, eu digitava os exemplos dos livros, e levava até dias pra conseguir compilar por não entender os erros que se passavam no compilador. Algumas vezes conseguia compilar, outras não, então minha experiência com Delphi não foi muito boa, afinal de contas, não consegui levar nada dessa linguagem. Dei um tempo, e após 1 ano, voltei a me interessar, só que dessa vez eu reuni mais conhecimentos sobre esse meio e dessa vez eu tentei estudar C. Reuni apostilas, meu irmão pediu um livro na biblioteca da faculdade dele então comecei a tentar aprender o que era o C, sabia que era uma linguagem potente, por isso despertei a curiosidade mas mesmo depois de ter uma experiência não muito agradável com Delphi, passei por muitas dificuldade com o C, sem saber que era uma linguagem difícil até mesmo para os mais ativos na área. Obtive algum sucesso, uma margem maior do que com Delphi, e então invadi C++, embora não estivesse usando orientação a objeto. Em C++, pratiquei somente aquilo que já havia aprendido em C, ainda tentei mexer com orientação a objeto em C++, mas como imaginado, não obtive sucesso.
meio a dificuldade, ouvi falar de uma linguagem bastante simples de programar e bem objetiva, era o VB 6(Visual Basic 6). Comecei a programar, logo na primeira impressão, consegui fazer coisas incríveis, que não faria se fosse no C, C++, Delphi. Foi tudo muito fácil, Orientação a Objeto parecia uma piada. Fui adentrando, aprendi livrarias, inclusão de DLLs e utilização de APIs, e então, cada vez que eu precisava de algo mais complexo, percebia que VB6 não era uma linguagem potente. Ela era uma linguagem na verdade, furada e desorganizada, quando se precisava fazer algo mais complexo, precisaria utilizar-se APIs, da qual raramente se encontra tutoriais e livros falando sobre. Li na internet, que a Microsoft teria feito uma nova versão do VB6, esse era o VB.net 2003, mas, que estava pra chegar o VB.net 2005, então esperei ansiosamente para migrar de VB6 para VB.net 2005. A migração foi muito simples, as duas linguagens são extremamente parecidas, mas VB.net 2005 era mais potente, tinha mais organização, embora fosse uma linguagem pesada que sempre tem necessidade de um framework grande e bem chato de instalar. Com VB.net 2005 eu fui capaz de fazer até programas e vende-los, fiz até um programa para um supermercado pequeno da cidade onde morava. Por ter algum conhecimento em C/C++, eu fui mexer um pouco em C#, que é como uma replica do vb.net só que com estrutura de C/C++, e obtive bons resultados, mas ainda preferi a organização lógica do VB.NET, que para mim era incomparável.
Sempre tive muita curiosidade sobre o mercado de games, meu pai sempre me ajudou e então, pedi para ele alguns livros de programação para games. Eu lembro que o primeiro livro que pedi, eu ainda programava VB6 e tudo que consegui fazer foi fazer, jogos 2d em base de TILES que são imagens de 32x32 pixels organizadas lado a lado de uma forma bem simples, mas era o começo de tudo. O outro livro sobre Programação de games e engines 3d, foi quando eu já havia dominado C/C++ e estava lutando para entrar em orientação a objeto da mesma. O livro se chama Programação de Jogos com C++ e Directx de Andre Santee, editora novatec. E um outro livro que consegui em uma sebo de Manaus foi Programando em 3 dimensões de Christopher D. Watkins, editora Berkeley, extremamente velho, mas resolvi levar pois poderia contribuir comigo futuramente. Com o livro consegui fazer algumas coisas, mas ele é muito incompleto e não me deu o conhecimento necessário para pelo menos fazer um jogo básico. Na internet, busquei por vários livros sobre programação de games, em C++, coisa de uns 10 livros de programação em inglês e espanhol, tenho eles até hoje(acredito) em um DVD, junto com a livraria de programação do Directx 9c para C++.
Por volta de 1 ano atrás, comecei a me direcionar a WEB, aprendi o básico de HTML, então parti para CSS, em pouco tempo já estava mexendo em ASP.NET, utilizando a linguagem VB.net e framework 3.5 e Ajax. Agora me encontro no curso de Ciência da Computação na UFS e espero conseguir dominar melhor a programação de games, que sempre foi meu sonho.
Sobre o perfil do curso, eu já falei na minha primeira postagem, Primeira impressão da UFS e mais.
Tudo era muito difícil, era um mundo desconhecido e complicado, eu digitava os exemplos dos livros, e levava até dias pra conseguir compilar por não entender os erros que se passavam no compilador. Algumas vezes conseguia compilar, outras não, então minha experiência com Delphi não foi muito boa, afinal de contas, não consegui levar nada dessa linguagem. Dei um tempo, e após 1 ano, voltei a me interessar, só que dessa vez eu reuni mais conhecimentos sobre esse meio e dessa vez eu tentei estudar C. Reuni apostilas, meu irmão pediu um livro na biblioteca da faculdade dele então comecei a tentar aprender o que era o C, sabia que era uma linguagem potente, por isso despertei a curiosidade mas mesmo depois de ter uma experiência não muito agradável com Delphi, passei por muitas dificuldade com o C, sem saber que era uma linguagem difícil até mesmo para os mais ativos na área. Obtive algum sucesso, uma margem maior do que com Delphi, e então invadi C++, embora não estivesse usando orientação a objeto. Em C++, pratiquei somente aquilo que já havia aprendido em C, ainda tentei mexer com orientação a objeto em C++, mas como imaginado, não obtive sucesso.
meio a dificuldade, ouvi falar de uma linguagem bastante simples de programar e bem objetiva, era o VB 6(Visual Basic 6). Comecei a programar, logo na primeira impressão, consegui fazer coisas incríveis, que não faria se fosse no C, C++, Delphi. Foi tudo muito fácil, Orientação a Objeto parecia uma piada. Fui adentrando, aprendi livrarias, inclusão de DLLs e utilização de APIs, e então, cada vez que eu precisava de algo mais complexo, percebia que VB6 não era uma linguagem potente. Ela era uma linguagem na verdade, furada e desorganizada, quando se precisava fazer algo mais complexo, precisaria utilizar-se APIs, da qual raramente se encontra tutoriais e livros falando sobre. Li na internet, que a Microsoft teria feito uma nova versão do VB6, esse era o VB.net 2003, mas, que estava pra chegar o VB.net 2005, então esperei ansiosamente para migrar de VB6 para VB.net 2005. A migração foi muito simples, as duas linguagens são extremamente parecidas, mas VB.net 2005 era mais potente, tinha mais organização, embora fosse uma linguagem pesada que sempre tem necessidade de um framework grande e bem chato de instalar. Com VB.net 2005 eu fui capaz de fazer até programas e vende-los, fiz até um programa para um supermercado pequeno da cidade onde morava. Por ter algum conhecimento em C/C++, eu fui mexer um pouco em C#, que é como uma replica do vb.net só que com estrutura de C/C++, e obtive bons resultados, mas ainda preferi a organização lógica do VB.NET, que para mim era incomparável.
Sempre tive muita curiosidade sobre o mercado de games, meu pai sempre me ajudou e então, pedi para ele alguns livros de programação para games. Eu lembro que o primeiro livro que pedi, eu ainda programava VB6 e tudo que consegui fazer foi fazer, jogos 2d em base de TILES que são imagens de 32x32 pixels organizadas lado a lado de uma forma bem simples, mas era o começo de tudo. O outro livro sobre Programação de games e engines 3d, foi quando eu já havia dominado C/C++ e estava lutando para entrar em orientação a objeto da mesma. O livro se chama Programação de Jogos com C++ e Directx de Andre Santee, editora novatec. E um outro livro que consegui em uma sebo de Manaus foi Programando em 3 dimensões de Christopher D. Watkins, editora Berkeley, extremamente velho, mas resolvi levar pois poderia contribuir comigo futuramente. Com o livro consegui fazer algumas coisas, mas ele é muito incompleto e não me deu o conhecimento necessário para pelo menos fazer um jogo básico. Na internet, busquei por vários livros sobre programação de games, em C++, coisa de uns 10 livros de programação em inglês e espanhol, tenho eles até hoje(acredito) em um DVD, junto com a livraria de programação do Directx 9c para C++.
Por volta de 1 ano atrás, comecei a me direcionar a WEB, aprendi o básico de HTML, então parti para CSS, em pouco tempo já estava mexendo em ASP.NET, utilizando a linguagem VB.net e framework 3.5 e Ajax. Agora me encontro no curso de Ciência da Computação na UFS e espero conseguir dominar melhor a programação de games, que sempre foi meu sonho.
Sobre o perfil do curso, eu já falei na minha primeira postagem, Primeira impressão da UFS e mais.
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